quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Agentes de saúde de todo o país terão agora piso salarial

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias terão piso salarial, de acordo com a emenda promulgada na última quinta-feira (5) no Congresso Nacional. A Emenda Constitucional 63/10 prevê a definição, por meio de lei federal, do piso salarial dos agentes de saúde e o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira - cuja formulação ficará a cargo de estados e municípios.
De acordo com a emenda, os agentes de saúde constituem atualmente um contingente de aproximadamente 300 mil profissionais, espalhados por todo o território brasileiro e que, no ano de 2008, realizaram cerca de 370 milhões de visitas domiciliares. Em Uberaba os agentes beneficiados com a emenda são do Programa Saúde da Família e da Zoonoses.
A estes profissionais estão sendo atribuídos resultados como o índice de redução da mortalidade infantil, o crescente índice de vacinação da população, a expansão da atenção ao pré-natal, acompanhamento do crescimento das crianças através do cartão de vacina, o acompanhamento diário e estatístico de doenças antes quase desconhecidas da população em geral, como a malária, o combate aos transmissores da dengue e da doença de Chagas.
Conforme informações da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), a remuneração mensal de um agente de saúde nos últimos tempos varia de menos de um salário mínimo a até R$ 581,00. A intenção da emenda é valorizar o trabalho dos agentes de saúde, que são a comissão de frente da saúde.

Dengue - E por falar no trabalho de agentes de saúde, é bom ressaltar que os trabalhos dos agentes da Zoonoses de Uberaba continuam nos bairros da cidade. Os casos de dengue no município subiram nos últimos tempos: de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Uberaba está entre as cinco cidades de Minas Gerais com o maior número de casos da doença. A cidade já registra 188 confirmações, somente neste mês de janeiro, o que mostra que os números triplicaram. Nos últimos tempos, cerca de 560 pacientes procuraram a rede particular e pública com suspeita de dengue. Uma das novas ações da Secretaria Municipal da Saúde será a implantação de um disque-dengue em Uberaba, em que a população irá denunciar um possível foco e agentes da Zoonoses são acionados até o local. (GS)

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.jornaldeuberaba.com.br