sábado, 27 de fevereiro de 2010

Agentes de saúde de Chapada são efetivados e já tomaram posse

Assessoria

O presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias, Deputado Federal Valtenir Pereira (PSB-MT), comemorou a reintegração e a efetivação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município de Chapada dos Guimarães.

Depois de mais de dois anos de luta, o prefeito Flávio Daltro, incorporou na tarde desta quinta (25), 17 agentes comunitários de saúde e 3 agentes de combate às endemias no regime estatutário. O município teve os agentes afastados por dois anos e na tarde de ontem, foram reintegrados ao quadro municipal. Em Mato Grosso, já são 63 cidades que reconheceram os agentes no quadro de funcionários.

Para o deputado federal Valtenir Pereira, a lei é bastante clara quanto aos direitos dos agentes comunitários, porém em muitos municípios há uma grande dificuldade para efetivar a categoria. "Estamos trabalhando juntamente com a classe para que a lei seja cumprida em todo país", afirmou o parlamentar.

Valtenir comentou sobre a importância destes profissionais da saúde. "São trabalhadores que merecem nosso respeito porque acima de tudo cuidam da saúde da população. São eles que estão no contato do dia a dia com as famílias para orientar e evitar as doenças. São heróis, porque enfrentam inúmeras dificuldades e se preocupam com o próximo".

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias, Dinorá Magalhães, reconhece a luta do deputado pela reintegração e a efetivação dos agentes no município de Chapada. "Esse sonho só foi possível graças à ajuda do deputado Valtenir que esteve a todo o momento nos auxiliando durante nossa luta pela efetivação".

A decisão da gestão municipal se sustenta no fato de que o maior objetivo é garantir o cumprimento da Emenda Constitucional nº 51/06, que assegura a efetivação desses profissionais pelas prefeituras de todo o país.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net

Fonte na web: www.24horasnews.com.br