quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Agentes comunitários saem às ruas em busca de criadouros e de suspeitos de dengue

Durante a ação, eles orientam a população sobre o risco da doença

A Unidade Saúde da Família B está realizando, nesta semana, um trabalho de visita casa a casa, através dos agentes comunitários de saúde a fim de orientar e eliminar possíveis criadouros do mosquito "Aedes aegypti".

A coordenadora Joselaine Cristina Pio Rocha disse que a iniciativa foi sugerida pelos agentes depois de uma reunião da equipe, devido ao grande número de material reciclável encontrado nas residências. "Os agentes responsáveis pelos bairros saíram todos juntos, dividindo-se por quadras, para que o trabalho fosse mais produtivo e para que conseguissem realizar visita em todas as residências".

De acordo com a agente comunitária Neide Soares, este trabalho está sendo muito positivo. "O mais interessante é que, devido ao vinculo que tenho com a minha comunidade, muitas vezes o meu olhar é diferente, porque estou mensalmente nos domicílios e, quando chega alguém diferente, parece que os moradores aceitam melhor as informações", frisou.

Em razão disso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu inverter as microrregiões e cada agente comunitário de saúde está realizando o trabalho em bairros onde não atuam normalmente.

Vale destacar que, além da busca de pessoas com sinais e sintomas de dengue, os agentes estão também realizando controle mêcanico, eliminando todos os criadouros.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

Blog: www.mobilizacaonacional.kit.net/blog
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Site: www.mobilizacaonacional.kit.net