quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Plano de Ação de ACSs em Cacimba de Dentro


Foi realizado nesta quarta-feira, 09 de dezembro, em Cacimba de Dentro - PB o Plano de Ação dos Agentes Comunitários de Saúde das cidades de Cacimba de Dentro e Damião. O evento ocorreu no segundo expediente do dia no auditório da Escola Municipal Maria Aparecida Gomes de Souza. Concluíram esta etapa 11 acs da cidade de Cacimba de Dentro e 12 do Damião. 
A cidade de Cacimba de Dentro é coberta por 45 acs e só faltava 11 participarem desta primeira etapa da Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde. A cidade do Damião é coberta por 12 acs que realizaram a conclusão deste primeiro processo nesta oportunidade.
Os acs submeteram trabalhos em grupo e defenderam estratégias de ações baseadas nas necessidades de cada micro-área. Assuntos como "destino do lixo", "doenças parasitárias", "hipertensão arterial" e "saneamento básico" foram abordados de forma parcial pelos grupos que os submeteram. Os grupos reivindicaram das autoridades presentes a inserção de meios tecnológicos para auxiliar as tarefas de educação em saúde.


Esteve presente no evento a secretária de saúde de Cacimba de Dentro Isabelle Gomes de Souza ,que vestiu literalmente a camiseta do evento, a Secretária de Saúde do Damião Antônia Ilza Soares Alves, médicos, enfermeiras, coordenadores, agentes comunitários de saúde e populares.
O curso foi ministrado pelas instrutoras Francine Xavier e Maria de Fátima Duarte de Souza do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH/PB).
A formação dos acs paraibanos vem sendo feita de forma gradual.  
A conclusão desta etapa é motivo de muita alegria para todos os ACS que tiveram o inicío do curso em fevereiro deste ano.  A expectativa agora é o início da próxima etapa formativa. Espera-se que ao fim dos trabalhos da primeira etapa formativa inicie-se a próxima etapa.

Em pronunciamento a instrutora Maria de Fátima Duarte disse que o curso foi ministrado de forma imparcial visando ajudar os gestores responsáveis pelos agentes comunitários de saúde.  
A formação dos acs representa um avanço para a categoria que já possui  a prática das ações estudadas. A existência do curso implementa novas visões e abre um leque de oportunidades para a realização da promoção de saúde de forma estratégica e profissional. Capacita o acs para trabalhar com a equipe de profissionais do Programa Saúde da Família.



Um comentário:

  1. Paarabéns à toda equipe de saúde do Município de Cacimba de Dentro, em especial aos Agentes de Saúde, Médicos e Enfermeiras do Distrito Logradouro, pela iniciativa tomada e o ótimo trabalho realizado na comunidade.

    Jandeilson Lopes, Logradouro - Cacimba de Dentro PB.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...